PÁGINA PRINCIPAL CETS ATLETAS TORNEIOS NOTÍCIAS FOTOS CONTACTOS
 
  caro utilizador
 
  1176 Visitas efectuadas
    1 Utilizadores Online
 
SABIA QUE ...
Martina Hingis em 1993 tornou-se na mais jovem vencedora do torneio de juniores de Roland Garros com apenas 12 anos de idade.
FOTO DESTAQUE
Câmara Municipal de Sesimbra
 
 A Comunicação Social e o Ténis 
 2009-04-15 11:04:00

Na sequência da crónica do jornalista e Redactor Principal do jornal Record, Norberto Santos, publicada no site Bolamarela com o título "A Comunicação e o Ténis e por em parte discordar, não quis deixar de ali expôr o meu pensamento, sob a forma de comentário, que aqui deixo transcrito.



Norberto Santos, deixa-nos aqui preciosamente, uma radiografia da cobertura da modalidade no pós Nadal-Frederico, na área audovisual e escrita. Contudo ainda não tenho a memória curta. Sou há muitos anos(25) sorvedor de informação noticiosa de tudo o que diz respeito ao ténis nacional e internacional. Não leio(agora) regularmente jornais diários, mas quando os lia, não encontrava notícias diáriamente, se bem que todos os dias se realizassem competições. Foi precisamente a blogosfera que me permitiu em tempo util(também) saciar a minha curiosidade em relação aos resultados e carreiras dos nossos tenistas profissionais e não só. Na sequência deixei de procurar os jornais diários desportivos, embora os consulte sempre que tenho conhecimento de alguma reportagem ali publicada e muito me apraz nessas ocasiões constatar que o ténis poderá chegar ao grande público.
Posto isto, e não pretendendo desmentir o Norberto, tenho no entanto uma opinião algo divergente.
- O ténis não tem um AMPLO espaço na comunicação social, teria se fosse semelhante ao do futebol, a situação é compreensível, mas não é de forma nenhuma injusto a ambição de chegar mais longe. Injusto seria pretender retirar o protagonismo ao futebol, apenas queremos partilhá-lo o mais possível. O ténis normalmente só por mérito excepcional, surge como notícia de relevo, situação que se pretende seja alterada. Eu sei que outras modalidades têm também pouca expressão mediática, mas cada um sabe de si e nós puxamos a brasa à nossa sardinha.
- Como não sou leitor do Público e D. Notícias não sei quem são os respectivos colaboradores, mas congratulo-me por existir alguém identificado com a modalidade a quem se possa recorrer e sensibilizar numa maior divulgação da modalidade.
- Registo também com agrado ,a disponibilidade do Expresso e Sol em promover o ténis através dos nossos tenistas de topo.
- Os jornais desportivos poderiam fazer algo mais, mas também reconheço que talvez precisem de um empurrãozito.
- É verdade que o Eurospot e Sport TV (não todas as estações) transmitem horas e horas de ténis, mas também não deixa de ser verdade que nem toda a gente tem acesso a esses canais. Constata-se que as outras estações nacionais raramente transmitem ou noticiam ténis à excepção da RTP 2 (+/- 15h/ano).
- O Jornal do Ténis e principalmente a Protenis, são duas publicações que visam essencialmente o adepto e têm um espaço muito próprio e específico, não sendo este o público alvo a atingir.
- Os sites e blogs no que à satisfação do adepto diz respeito vieram preencher uma grande lacuna que existia na imprensa diária e que continua a existir se compararmos a quantidade de informação que é veiculada num lado e no outro.

A realidade é que as manifestações de descontentamento, quanto à precária divulgação da modalidade, reflectem o sentimento de congregar e partilhar noutra amplitude, o dia a dia de uma modalidade também apaixonante. As coisas não são simplesmente como são, na minha opinião, são como as fazemos e temos a capacidade de as transformar. A satisfação é um passo para a monotonia e impeditiva do progresso.
A VERDADE é que o ténis (tal como outras modalidades) dispõe de pouco espaço, ainda que muitos pensem que tem o espaço suficiente.
 

 FONTE  João P. Aldeia 
« voltar
  Actualizado a 11-12-2017
 
GRUPOS
 
 
 
 
Na tua opinião, a nova sede do clube é um bom investimento?
Sim, sem dúvida
Não há necessidade
Mais tarde veremos
É indiferente
 
 
  Página Principal - Adicionar aos Favoritos - Torneio Social - Links - Fale Connosco  
  Todos os artigos e fotos disponibilizados neste site são de uso gratuito.
Todos os direitos reservados 2004/05 ©
C.E.T. S
 
 
www.joaoaldeia.com